25 de abr. de 2012

A Linguagem Do Amor

Você já descobriu a sua? E a da pessoa que você ama?

Segundo o autor do livro “As cinco linguagens do amor”, Gary Chapman, as pessoas falam diferentes linguagens com vários dialetos, como nos idiomas.

O primeiro passo é identificar qual a sua linguagem, e em seguida qual a do seu(a) namorado(a). Assim, será possível, tanto expressar amor de forma que a pessoa se sinta amada, como também, levar seu(a) namorado(a) à percepção de qual é a linguagem que faz com que você receba, de forma efetiva, sua expressão de amor.



De fato, as pessoas são muito diferentes na maneira em que mostram amor e na maneira em que querem ser amados. Talvez você seja uma pessoa que se sente amada quando o seu(a) namorado(a) comunica amor por meio de palavras, mas talvez o seu companheiro não perceba isto e a maneira que ele demonstra amor é ajudando você a fazer alguma coisa. Se os dois perceberem o que é importante para o outro, isso vai ajudar no namoro.
Emocionalmente todos nós somos como tanques vazios que precisam ser preenchidos com amor, mas somos preenchidos de maneiras diferentes. Para uma pessoa, receber flores e presentes vai preencher a sua necessidade de amor. Para outra pessoa, gastar tempo com ela significa que ele é amado.
No namoro é que descobrimos quantas são as diferenças entre o casal, várias discussões ocorrem devido a palavras e atitudes sem relevância para você, mas para o outro pode causar feridas. Exemplos: a forma como um fala com o outro, chegar atrasado a um encontro, não abrir a porta do carro para o outro entrar. Com isso, um olhar pode machucar, uma palavra pode quebrar. “Parceiros podem tornar-se inimigos e o namoro, um campo de batalha sem trégua.”
As cinco linguagens são:

  • Palavras de Afirmação: são sentenças expressas em: elogios verbais como, “a janta estava ótima”. Afirmações: você faz isso muito bem. E incentivos como: “Vai dar tudo certo”. Palavras bondosas, humildes, atenção e consideração à pessoa amada.

  • Qualidade de Tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios – não importa o que se faz – e sim com quem se faz. A atividade é de importância secundária, o principal é olhar nos olhos, não fazer outra coisa, escutar o sentimento, observar a linguagem corporal e recusar interrupções. Observe seus sentimentos para poder falar sobre isso. Selecione três situações do seu dia e fale sobre elas, especialmente, sobre seus sentimentos e de programar atividades juntos.

  • Presentes: o que menos importa é o valor financeiro. Pode ser: colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma joia, escrever um poema. O presente para essa pessoa significa: “Lembrou de mim – pensou em mim! Teve saudades de mim e quis marcar aquele momento com um presente.” São presentes em datas não previsíveis.

  • Formas de servir: o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra. Dialetos: ajudar em alguma tarefa da faculdade, lavar a louça, consertar a fechadura. Pedidos direcionam o amor, cobranças o impedem.

  • Toque Físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplos: beijos, abraços, cutucão com o cotovelo, por a mão no ombro, tocar nas mãos em momentos difíceis, abraços e aconchego em momentos especiais. Importante evitar a defraudação. Não é um toque de conotação sexual, mas um toque que diz “estou aqui, pode contar comigo, estarei perto de você”.

Todos têm e precisam receber as cinco linguagens, mas há sempre uma linguagem principal, e ainda que você diga “eu te amo” nas outras quatro linguagens seu(a) namorado(a) continuará sentindo apenas sua indiferença. O importante é usar a linguagem correta constantemente e se aperfeiçoar em conhecer dia a dia todas as formas ou dialetos pelos quais sua expressão é entendida da forma mais efetiva. Experimente: o amor é incrível e os resultados ainda mais!

Pr. Richarde Guerra

Um comentário:

Thallyta Ferreira disse...

A paaz, hoje eu vim te convidar*--*
tem uma enquete nova no blog
participe lá, *--*
fique com Deus,

http://universalpentecostal.blogspot.com/
Deus abençoe