5 de jan. de 2012

Os homens: eles também são humanos

”Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” Provérbios 12:18

Fala-se muito atualmente sobre como os homens tratam as mulheres, mas raramente ouvimos falar sobre como as mulheres tratam os homens. Temos de admitir que no papel de mulheres nem sempre estamos no devido relacionamento com os homens. Há uma quantidade enorme de conselhos nas revistas femininas sobre como atrair um homem sexualmente e como conviver com o seu "ego masculino". Vamos lembrar que por trás do ego e da sexualidade do homem encontra-se um ser humano real, um "sujeito" igual a todos. Os homens se sentem magoados, embaraçados, fracassados e carentes, exatamente como as mulheres.
Ouvi recentemente uma mulher falando do seu marido de maneira depreciativa enquanto ele permanecia ali do lado, mudo, sem saber o que dizer. Eu me encolhi por dentro, desejando que ela parasse de falar sobre os detalhes pessoais e os momentos embaraçosos da vida dele. Ela estava falando de um ser humano! Obviamente ele era respeitado por outros, mas sua esposa colocou-se no centro do palco, fazendo que rissem dele.
A tendência de uma mulher de tratar um homem como se ele não tivesses sentimentos parece começar na adolescência, quando as mocinhas tratam com desdém os sentimentos dos garotos, recusando seus convites e contando isso para todos, ou caçoando vingativamente de um garoto que não retribuíu uma atitude provocadora. Sabemos que isto é sinal de imaturidade, mas algumas mulheres simplesmente não amadurecem além desse ponto.
É fácil cair no hábito de fazer humor depreciativo. Se você está constantemente usando alguém de sua família ou de seu grupo de amigos para rir dele, pense melhor. "Oh, isso não faz mal a ninguém" não é realmente uma declaração válida. Se a pessoa está viva e respira, ela é afetada pelas palavras dos outros,  pois isto faz parte do ser humano.

 Nancy Cobertt Cole


Fonte: Bíblia Devocional da Mulher, Editora Vida, 2003.

Nenhum comentário: